Profissional em Foco com Meri Rostirolla – EMIKA

É imprescindível para uma boa administração de condomínio a sintonia entre síndico(a), administrador(a) e assessoria, visto que problemas entre ambos podem resultar em dificuldades no controle de diversos assuntos relacionados a gestão condominial, sendo notório também a diferença de responsabilidade entre os três.

A coluna “Profissional em Foco” entrevista a Méri Rostirolla, Empresária da EMIKA Assessoria de Condomínio, Contadora, com Especialização em Auditoria e Controladoria. Ela responde sobre a importância do serviço para a gestão de condomínios.

Como o síndico pode ter uma gestão eficiente junto com a assessoria?

A assessoria garante ao síndico(a) que o papel desempenhado por ambos se torne eficaz e saudável para a administração. Vale lembrar também que o gestor precisa saber claramente quais são as responsabilidades exigida para seu cargo e quais as atribuições do administrador e da assessoria e suas diferenças”.

O Código Civil determina que o síndico seja o representante oficial do condomínio. Isso significa que se ocorrer algum problema durante a gestão e for comprovado que o síndico agiu de forma incorreta ou de má fé, pode resultar na responsabilização do mesmo, tanto na esfera civil quanto na criminal.

  • Como auxiliar o síndico?

“Geralmente a figura do administrador é a pessoa ou empresa contratada de extrema confiança do síndico, onde o mesmo pode transferir, total ou parcialmente, os poderes de representação ou as funções administrativas, mediante aprovação da assembleia, salvo disposição em contrário da convenção, conforme CC 1348.  Quando o condomínio opta por trabalhar em conjunto com um administrador ou administradora e também assessoria, é essencial que fique claro quais são as responsabilidades destes(as) prestadores(as) de serviços, para que assim o Síndico possa cobrar as responsabilidades de cada um”.

  • Qual a responsabilidade do administrador (a)?

“Como citei, o síndico(a) é o principal responsável pelo condomínio e pelo o que acontece dentro dele, porém o administrador pode ser responsabilizado tanto quanto ao síndico caso não siga as normas da legislação, desobedeça às regras da convenção do condomínio. Sua função junto ao Condomínio é auxiliar na gestão em conjunto com o síndico, tanto na parte in loco, quanto na parte administrativa”.

  • Quais as funções da empresa de assessoria?

No caso da assessoria de Condomínios, em suma, as empresas deste nicho são contratadas para efetivar a burocracia operacional do Condomínio, como: emissão de boletos, pagamentos das contas ordinárias e extraordinárias fechamento prestações de contas mensais, auxílio no planejamento orçamentário anual, controle do departamento pessoal, cobrança dos inadimplentes, assessoria em assembleias, auditorias, dentre outros.

Fonte: https://sindicolegal.com/profissional-em-foco-com-meri-rostirolla/