As finanças são muito importantes para o bom funcionamento de um condomínio. E devem ser bem administradas pelos síndicos. Por conta disso, a previsão orçamentária é o ponto crucial das finanças durante um certo período.
Para ajudar a entender a importância da previsão orçamentária e quais as suas principais funções, o portal Síndico Legal fez uma lista e uma entrevista João Otávio que é Gerente de Relacionamento da EMIKA – Imobiliária e Administradora de Condomínios, tratando sobre a previsão orçamentária nos condomínios e como preparar uma previsão orçamentária completa.
Para fazer uma boa previsão orçamentária é necessário conhecer o condomínio, o passado e o presente. É melhor saber o quanto será gasto durante um período.
2 – Peça o auxílio de uma administradora
Para quem não sabe, a administradora é uma peça vital para elaborar uma previsão orçamentária adequada.
3- Crie pequenos grupos onde possa dividir as contas do condomínio para fazer uma média mensal
Deve fazer uma lista com o custo mensal distinguindo mês a mês. Também é preciso fazer a discriminação do valor médio gasto com cada elemento.Para que possa entender quando teve um gasto maior e porquê.
4- Planeje os índices, sempre se programando para o ano seguinte
Preste atenção nas datas de vencimentos dos contratos, e renove os que estão para vencer. Desse modo, em caso de troca do síndico, o novo gestor irá receber o condomínio em dia, com seus documentos.
Fique atento ao IGPM e suas projeções.
Quanto aos salários dos funcionários, o reajuste deve ser algo definido entre os sindicatos, pode variar de acordo com a região.
Entrevista João Otávio, Gerente de Relacionamento da EMIKA – Imobiliária e Administradora de Condomínios
Fonte: https://sindicolegal.com/previsao-orcamentaria-condominio-como-fazer/